| Conheça o IEP | Contato
Acompanhe-nos
Instituto de Ensino e Pesquisa

Residência


Cirurgia Geral

O programa tem por objetivo formar Cirurgiões Gerais com base nas recomendações do programa MEC, com ênfase em Treinamento em Serviço (80 a 90%) e programação didática mínima (10 a 20%).

 

São desenvolvidas atividades teóricas (aulas expositivas, aulas dialogadas, seminários, estudos de casos clínicos, encontros científicos), treinamento junto a pacientes internados em unidade de internação, unidades de tratamento intensivo e centro cirúrgico de hospital geral, em outras unidades de hospital geral (interconsultoria) e ambulatório, buscando ampla experiência em atendimento em casos do cotidiano da especialidade.

Além dos espaços de aprendizagem junto ao Hospital Santa Catarina, o residente participa de atividades em ambulatório e centro cirúrugico de outras instituições conveniadas. 

Diferenciais

O Hospital Santa Catarina de Blumenau tem uma longa e reconhecida experiência em atendimento na especialidade de Cirurgia Geral, com volume cirúrgico expressivo. O serviço conta atualmente, com serviços bem estabelecidos de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Proctologia, Urologia, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Cardíaca, Radiologia Intervencionista e Endoscopia Intervencionista, entre outras especialidades afins. Também contamos cum equipes multidisciplinares formadas por enfermeira, nutricionista, psicicólogas, fonoaudiólogas, farmacêuticas para apoiarem os serviços cirúrgicos.

 

O programa de residência em cirurgia geral possibilitará treinamento junto a pacientes no centro cirúrgico, unidade de internação, unidades de tratamento intensivo e nas outras unidades do hospital. Visando um treinamento bastante individualizado, possibilita ao residente um relacionamento muito próximo com todos os preceptores e médicos assistentes.

 

O residente do primeiro ano terá a possibilidade de participar ativamente em aproximadamente 1000 procedimentos por ano além de receber treinamento nas oficinas de técnica operatória em simuladores e frequentar as atividades teóricas cuidadosamente programadas. 

Coordenação

Dr. Rinaldo Danesi Pinto

Supervisor do Programa

Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA-UFRGS) e em Cirurgia Oncológica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) e Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com experiência docente como Professor de Cirurgia no curso de Medicina da FURB desde 2000 além de autor de inúmeros trabalhos publicados e capítulos de livros

Preceptores

Dr. Rinaldo Danesi Pinto

Especialista em Cirurgia Geral

Mestre em Ciências Médicas 

 

Dr. Felipe José Koleski 

Especialista Cirurgia Aparelho Digestivo e Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Endometriose

 

Dr. Fernando Roberto Kleis

Especialista em Cirurgia Geral

 

Dra. Patrícia da Costa Câmara

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica

 

Dr.Roger Kruger de Lima 

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica

 

Dr. Francisco Carlos dos Santos Neto

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica

Mestre em Ciências da Saúde

 

Dr. Flávio Ponce

Especialista em Cirurgia 

 

Dr. Francisco Van de Sande Lee

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Cabeça e Pescoço

 

Dr. Lenin de Lima Rodrigues

Especialista em Cirurgia Geral

 

Dra. Sheila Piccoli Garcia

Especialista em Clínica Médica e Endocrinologista 

 

Dr. Eduardo Ballester

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica

 

Dr. Maurício Corrêa

Especialista em Cirurgia Geral e Proctologia

 

Dr. Paulo Vicente Hoffmann

Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica

 

Dra. Ana Carolina Pacheco

Especialista Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica 

 

Dr. Sergio Augusto Skrobot

Especialista em Cirurgia Geral e Urologia

 

Dr. Daniel Bruns

Ginecologia e Cirurgia Endometriose