| Conheça o IEP | Contato
Acompanhe-nos

Residência


Radiologia

O programa tem como objetivo a formação de médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Alem de um programa elaborado de atividades teóricas, o ponto alto da residência médica é o alto índice de participação pratica dos médicos residentes na elaboração de laudos e na realização de procedimentos, o que constitui fator decisivo para a formação profissional.

O primeiro ano é orientado principalmente para Radiologia geral, princípios básicos de Radiologia, física e higiene das radiações, anatomia patológica, técnicas radiográficas (raios-X simples, contrastado e radioscopia), indicação e contraindicação de exames contrastados, além de estágios em ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), densitometria e medicina nuclear. O segundo ano é ponderado em radiologia geral e iniciação às subespecialidades com conhecimento das diferentes modalidades de equipamentos e técnicas (RX, US, TC e ressonância magnética – RM). O enfoque do terceiro ano é para o desenvolvimento do residente nas diversas modalidades de diagnóstico por imagem e nos setores, sendo aplicados conjuntamente para formulação do diagnóstico e seus diferenciais, o acompanhamento evolutivo e terapêutico, iniciando-se então a radiologia intervencionista. A residência também é o preparo para o exame do título de especialista do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Os três anos da residência são a melhor época para o futuro radiologista construir a sua formação em bases sólidas e fundamentos bem estruturados que orientarão o exercício profissional pelo resto de sua vida. Durante todo o período, os residentes terão a oportunidade de dar o máximo de si para se tornarem médicos respeitados pelos colegas e confiáveis para o paciente, pelo seu conhecimento científico, habilidade, prática e integridade. Em nenhum outro momento da carreira profissional, eles encontrarão condições tão favoráveis para seu amadurecimento e crescimento na especialidade.

Diferenciais

Capacitar médicos para atendimento de alto nível em Radiologia, inseridos no contexto de atualização científica e responsabilidade ética.

 

Objetivos específicos:

Desenvolver o raciocínio clínico dos Médicos Residentes;
Desenvolver habilidades técnicas dos procedimentos das especialidades;
Incentivar a pesquisa clínica e científica e a participação em programas de educação continuada;
Estimular a formação política e social do Médico visando o respeito pelo paciente;
Promover a atualização em Diagnóstico por Imagem;

Formar profissionais embasados em princípios éticos, de acordo com o Código de Ética Médica

Perfil do Aluno

Acesso direto

Coordenação

Dra. Irene Wiggers

Supervisora do Programa

Graduação em Medicina Universidade Federal de Santa Catarina.

Especialização Residência Médica em Radiologia na Fundação Hospitalar de Santa Catarina – Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão

Preceptores

O corpo clínico é formado por profissionais com obtenção do título na prova da Especialidade do CBR de 100%.

 

Dra. Irene Wiggers

Especialista em Radiologia

 

Dr. César Augusto Machado

Especialista em Radiologia

 

Dra. Glenda Kerr

Especialista em Radiologia

 

Dr. Gustavo Lopes de Araújo

Especialista em Radiologia

 

Dr.Julian Catalan

Especialista em Radiologia

 

Dra. Bárbara Blaese Klitzke Boettger

Especialista em Radiologia

 

Dr. Erick Janderson de Souza Alves

Especialista em Radiologia

 

Dr. Rafael Santiago Oliveira de Sales

Especialista em Radiologia

 

Dr. Luiz Pedro de Souza Junior

Especialista em Radiologia

 

Dra. Renata Bussolo Heinzen

Especialista em Radiologia